quarta-feira, 20 de abril de 2011

Administração uma visão geral

Teorias da Administração

Algumas teorias são desenvolvidas pelos próprios estudiosos ou aprendidas com os outros com o tempo ou com e como resultado de experiências.
A Administração esta relacionada com o alcance de objetivos por meio dos esforços de outras pessoas, o melhor conceito de administração é o da escola funcional, que contem as versões  de McFarland, Henri Fayol e George Terry.
       “Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento,  organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”.

Mais o que é exatamente administração?
Bom administração é o conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais


Necessidades e aspectos da administração

Os serviços da administração são necessários em todas as atividades de todas as organizações e tem as seguintes características:
Princípios da administração

Um princípios é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que prove entendimento e orientação ao pensamento e à pratica, na tomada de decisões.
Funções da administração
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados ou esperados,
Os níveis da administração

Os administradores são encontrados em três níveis da organização que são a alta administração, a media administração e a administração operacional.
Alta administração (estratégico): presidente, vice-presidente e diretores
Media administração (tático): gerentes
Administração operacional: gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção
Alem desses 3 níveis tem o pessoal não administrativo que são os trabalhadores de linha de frente (são os que colocam a mão na massa).

Habilidades e papeis administrativos

Há basicamente 5 tipos de habilidades necessárias, para que o administrador possa atuar eficazmente no processo de suas atividades. São elas:
     Habilidades técnicas
  Habilidades humanas
Habilidades de comunicação
  Habilidades de pensamento critico
     [endif]-->Habilidades conceituais
Alem dessas habilidades devem desenvolver o conhecimento aplicado dentro de cada uma delas, para que se tornem eficazes.

Papeis administrativos de Mintzberg

As categorias de papeis administrativos são agrupadas em três:
Papeis interpessoais: chefe, líder, ligação, - desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas.
[endif]-->Papeis informacionais: monitor, disseminador, interlocutor – desempenhados para trocar e processar informações.
[endif]-->Papeis decisoriais: empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos, negociador – desempenhados quando os administradores tomam decisões.

Competência administrativa

Uma competência administrativa é um conjunto de conhecimentos habilidades comportamentos e atitudes que uma pessoa necessita para ser eficaz num vasto campo de atividades administrativas em vários tipos de organizações.
Algumas competências pessoais para o sucesso gerencial estão listadas a seguir:
    <!--[endif]-->Liderança
     <!--[endif]-->Auto-objetividade
     <!--[endif]-->Pensamento analítico
      <!--[endif]-->Flexibilidade comportamental
      <!--[endif]-->Comunicação escrita
      <!--[endif]-->Comunicação verbal
      <!--[endif]-->Impacto pessoal
      <!--[endif]-->Resistência ao stress
      <!--[endif]-->Tolerância na incerteza
Todo objetivo das habilidades e competências administrativas se apóia na aprendizagem, definida como qualquer mudança de comportamento como resultado da experiência.

Eficiência e eficácia organizacional

Aquilo que é feito esta relacionado com a eficiência (a ação) e aquilo que é alcançado se refere à eficácia (o resultado).
   <!--[endif]-->Eficiência: é operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados (é a medida de alcance de objetivos ou resultado).
     <!--[endif]-->Eficácia: significa fazer coisas certas de modo certo no tempo certo.
Numa visão mais ampla eficiência significa “fazer certo as coisas” e eficácia, “fazer certo as coisas certas”.

A administração e o gerenciamento

Alguns estudiosos fazem intensa diferença entre administração e gerenciamento, nas palavras de Ordway Tead, Oliver Sheldon, e Wiliam Spigel a diferença é:
   <!--[endif]-->A administração determina os objetivos específicos e fraciona para as diversas áreas da organização, em metas a serem alcançadas. É uma função de criar e estabelecer as políticas
   <!--[endif]-->O gerenciamento, por um lado, esta relacionado com a condução e execução das políticas estabelecidas pela administração
Nas palavras de Spriegel, a“administração é amplamente determinativa enquanto o gerenciamento é essencialmente executivo”.

Trabalho do administrador

As operações básicas do trabalho administrativo são 5. são elas:
   <!--[endif]-->Estabelecer objetivos
     <!--[endif]-->Organizar
     <!--[endif]-->Comunicar e motivar
     <!--[endif]-->Medir/avaliar
  <!--[endif]-->Desenvolver pessoas
A atuação administrativa se relaciona e é afetada diretamente pelo tipo e pelas características da organização.

Diferença entre gerenciamento e liderança

Em essência liderança é um conceito mais amplo do que gerenciamento. Gerenciamento é uma forma especial de liderança na qual o alcance dos objetivos organizacionais é imperioso, entretanto a diferença entre os dois reside no termo objetivo organizacionais. A liderança é parte do gerenciamento; ela enfatiza principalmente as atividades comportamentais numa organização.


O gerente do futuro

O gerente do futuro, deve dentre outras, ter as seguintes características:
   <!--[endif]-->Procurar a mudança
    <!--[endif]-->Observar as realidades externas
    <!--[endif]-->Promover o estilo de treinamento
     <!--[endif]-->Eliminar o medo
      <!--[endif]-->Criar especialização
      <!--[endif]-->Ter visão
   <!--[endif]-->Negociar para resolver problemas
    <!--[endif]-->Valorizar a diferença
      <!--[endif]-->Desenvolver a administração participativa
     <!--[endif]-->Desenvolver o poder das equipes
      <!--[endif]-->Ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente

Administração como ciência

A ciência é sistemática no sentido que certas relações entre variáveis tem sido verificadas,princípios  e suas limitações tem sido descobertos, testados e estabelecidos. Fatos são determinados por meio do uso de métodos científicos.
Desse modo mero conhecimento não é ciência o conhecimento deve ser verificado.
O administrador tem que tomar decisões com informações inadequadas, conhecimentos e recursos insuficientes. A  administração nunca poderia ser uma ciência exata porque os negócios altamente dinâmicos e suas condições mudam continuamente.

Administração como arte

A administração é uma arte no sentido que os princípios não são desenvolvidos por causa do conhecimento em si, mas pela sua aplicação a situações especificas.  “Administração é a arte de obter coisas feitas através de pessoas”.
Examinando este conceito pode-se constatar que:
     <!--[endif]-->Administração significa obter coisas feitas.
      <!--[endif]-->Administração implica no uso da autoridade.
     <!--[endif]-->Administração envolve obter resultados por meio de pessoas.

Administração como profissão

De acordo com os estudiosos as principais características de uma profissão incluem:
   <!--[endif]-->Um conjunto de habilidades e conhecimento especializado
    <!--[endif]-->Um mínimo de treinamento e competência
     <!--[endif]-->Um estreito código de ética ou padrões de conduta
    <!--[endif]-->Um compromisso de servir, mais do que obter recompensas monetárias.
Aplicando os critérios acima, pode-se ver que sob certos aspectos, a administração parece ser uma profissão. Existe por exemplo, um desenvolvimento e um bem definido conjunto de conhecimentos que é geralmente valido  numa variedade de organizações e situações.

A comunicação nas organizações

A comunicação pode se processar de diversas formas mais basicamente se apresentam em duas formas:
     <!--[endif]-->Comunicação verbal: oral e escrita
     <!--[endif]-->Comunicação não-verbal: comportamento (cinesico, proxemia, paralinguagem e linguagem do objeto)
A comunicação organizacional flui formalmente na direção vertical e na direção horizontal e flui também de modo informal.
    <!--[endif]-->Comunicação horizontal: colegas e pares – não segue a cadeia de comando.
 <!--[endif]-->Comunicação vertical: tanto de cima pra baixo como de baixo pra cima
      <!--[endif]-->Comunicação informal: fofoca (a famosa radio pião)

Funções e elementos da comunicação

A comunicação interpessoal desempenha quatro funções básicas, que são:
     <!--[endif]-->Informação
     <!--[endif]-->Motivação
      <!--[endif]-->Emoção
    <!--[endif]-->Controle
Lembrando que o transmissor tem sempre que se certificar que o receptor entendeu o recado.

Melhoria do processo da comunicação

A diferença entre a comunicação eficaz e comunicação ineficaz pode ser apoiada qm quão bem as partes comunicantes  lidam com quatro aspectos do processo da comunicação:
    <!--[endif]-->Diferença de percepção
    <!--[endif]-->Reações emocionais
    <!--[endif]-->Inconsistência entre comunicação verbal e não-verbal
     <!--[endif]-->Desconfiança
As barreiras à eficácia da comunicação distorcem ou diluem a comunicação tornando-a ruim.

Percepção e comunicação


É o processo pelo qual as pessoas recebem, organizam, e interpretam as informações advindas do ambiente.
Nos dias atuais de diversidades culturais e da força de trabalho grandes valores são colocados no respeito as diferenças individuais, as influencias diárias provocam quatro tipo de distorções de percepção que são:
     <!--[endif]-->Estereotipo
      <!--[endif]-->Efeito halo
      <!--[endif]-->Percepção seletiva
      <!--[endif]-->Projeção
    <!--[endif]-->Comunicação organizacional




Se repararmos podemos ver um exemplo de gerencia, administrador e de funcionarios sendo treinados nesse video, no caso o gerente seria o seu Madruga, o administrador seria o prof.Girafales e os funcionarios os alunos (Chaves, Kiko, Inhonho, Godiles, etc).
No video o seu madruga planeja, supervisiona, treina os funcionarios e supervisiona o jogo.
O prof. Girafales tem a ideia, cria estrategias e objetivos a serem traçados e passa para seu Madruga colocar em pratica.
E os funcionarios treinam para que o jogo chegue no resultado esperado pelo administrador.

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